17 de janeiro de 2009

Moving out - splitting appart




A minha Mulher (legalmente falando), e eu, estamo-nos a separar... Tem sido um processo pacifico, e ainda bem que assim é, para quem tem 3 Rapazes de 6, 10, e 12 Anos, já para não falar em nós. Tenho recebido alguns elogios de pessoas que me (nos) estão próximas, acerca da forma com este desvínculo tem decorrido. Eu próprio me esqueço de casos que conheço, quer pessoal, quer profissionalmente, em que as as separações podem ser conflituosas, envoltas em clima de desonestidade, com movimentos regidos pelo egoismo, etc.


Hoje, 1º dia da mudança, à medida que iamos vendo o que saía, com a Sofia, não houve lugar sequer a uma única discussão... A isto eu chamo respeito, amizade, carinho e afecto, o que contraria categoricamente a adjectivação anterior.


Boa sorte para os Dois, nós merecemos.

Aliás boa sorte para os Cinco, nós merecemos.


Casámos em 1996, volvida uma década (2006) constatámos que não eramos compativeís, depois de termos tido 3 Filhos. Apesar disso, vivemos ainda em conjunto, mas separados, dentro da mesma Casa, durante 3 anos, de Janeiro de 2006 a Janeiro de 2009. As Crianças foram-se habituando que os Pais gostam muito deles, mas começaram a gostar um do outro de forma diferente.


Um Abraço muito apertado para os 4! Alto lá! Para os 5!!!

9 comentários:

Ana Guedes disse...

Boa sorte para todos.
Não é fácil, mas nestas fases das nossas vidas é que vemos o quanto somos como seres humanos e o que mais poderemos ser.

Um beijo

LADY-BIRD, ANTITABÁGIKA, FÃ DO JOMI LOL E JÁ AGORA DOS NOSSOS AMIGOS ANTI-TECNOLOGIAS: MARCHANTE (se não existissem tinham que ser inventados) disse...

o importante é que as crianças não se transformem em bolas de ping pong em todos os sentidos... tudo em paz é sempre melhor...

beijinho

Unknown disse...

D
Há muita coisa que não escreves nesta "posta" em concreto (penso eu) mas depois de dois anos a viver assim não sei...
podia ser o início dum best-seller...
e se as crianças se transformarem em "bolas de ping-pong" há que comprar uma mesa...
(que disparate)
g:)
(filho de pais separados)

LADY-BIRD, ANTITABÁGIKA, FÃ DO JOMI LOL E JÁ AGORA DOS NOSSOS AMIGOS ANTI-TECNOLOGIAS: MARCHANTE (se não existissem tinham que ser inventados) disse...

Sr. Gonzoc, peço desculpa, mas ao citar-me, acho-me no direito de o indagar do que é que é disparatado?
Comprar a mesa de ping-pong?
Eu transformei-me numa "bola de ping pong", na medida em que trago levo os recados de um para outro, discuto com ambos como se fosse um deles, ando literalmente de um lado para o outro, daí que diga que é importante que não aconteça isto às crianças... sei que não sou a última nem a primeira...
Ah é verdada, ninguém me comprou a mesa...

Os meus cumprimentos

Duarte Nunes de Almeida disse...

Viva Gonzoc, que sejas bem vindo, na tua qualidade de estreante nos comentários deste Blog. Devo confessar, que fiquei um pouco impressionado com o teu comentário que relembro:

""D
Há muita coisa que não escreves nesta "posta" em concreto (penso eu) mas depois de dois anos a viver assim não sei...
podia ser o início dum best-seller...
e se as crianças se transformarem em "bolas de ping-pong" há que comprar uma mesa...
(que disparate)
g:)
(filho de pais separados)""

Penso que não percebeste o comentário da Lady e que ela te respondeu de forma firme, inteligente e com justa causa. Quanto a referires que há muita coisa que não escrevo, isso com o devido respeito é uma fantasia tua...
Sabes Gonzoc, há muitas separações cujo desvinculo se processa de forma civilizada, num clima de afectos, em que acima de tudo são salvaguardadas as crianças e lhes é reflectido que os Pais gostam muito deles e apenas passaram a gostar um do outro de forma diferente.
No caso de um desvinculo conflituoso, que não é o meu caso, deve sempre dizer-se que os miudos passarão a ter tempo de qualidade em vez das discussões que experimetaram até então, o que no nosso caso não aconteceu. Aconteceu mais o facto de não estarmos tanto tempo os cinco porque os Pais não sentiam vontade em estar juntos, muito embora o tenham feito em nome das 3 crianças com regularidadde pensada.

Sabes na minha experiência Clinica que ultrapassou recentemente os 10 anos, tenho acompanhado Pacientes Filhos de Pais separados, em que o facto do casamento ter terminado foi uma benção na inter relação com os Filhos. Diga-se que estes Pacientes estavam em Terapia por outras razões que não serem Filhos de Pais Separados. Outros tenho acompanhado em que o facto de serem Filhos de Pais separados condicionou a sua evolução e a forma como "estão" quando chegam ao setting Terapêutico. Diria que os extremos são os mais dificeis de gerir emcionalmente.: casamentos onde há muitas agressões (de vária ordem) em que os Filhos presenciam e são directamente ou indirectamente alvos delas, ou o oposto; situações de total desprezo entre os conjuges, paz podre e/ou abandono.

Aquele Abraço.

Unknown disse...

Ladybird, DNA,

Deixar uma posta é sempre uma BOMBA pois a posta não tem cheiro, não se sente etc. :)

Reformulo a minha frase de modo a revelar o que quis, de facto, dizer:

"e se as crianças se transformarem em "bolas de ping-pong" há que comprar uma mesa...(que disparate este de comprar uma mesa)."

Compreendem? A LadyBird penso que compreendeu. Nunca me compraram a mesa, também, pelo que há coisas na minha vida (infanto-juvenil) (?) às quais não dou valor.

DNA: postei porque também levo mais de 10 anos de vida conjugal, normal na minha perspectiva e, actualmente atravessamos uma daquelas fases em que precisávamos mas era duma boa conversa... os dois. Quanto às discussões, as nossas crianças (17, 15 e 11) ou se ausentam (e depois fazem ping-pong entre os "beligerantes") ou nos refreiam(os filhos mais velhos).

Mantenho a minha afirmação de que não escreveste tudo o que te vai na alma. A tua posta é um desabafo...

Aliás na resposta que me dás adiantas mais pensamentos...

Queres comentar a minha frase "viver assim não sei...
podia ser o início dum best-seller..." :)

De qualquer forma gostei das vossas reacções. Não tenho muito tempo para, por aqui, conversarmos, mas gostava. Sinceramente.

Beijinhos e abraços!

Duarte Nunes de Almeida disse...

Caro Gonzoc,

Vamo lá então:
"Deixar uma posta é sempre uma BOMBA pois a posta não tem cheiro, não se sente etc. :)"
Permite-me que utilize a expressão "um Post" e não uma Posta (tu que trabalhas na Internet segundo o teu Perfil e reportando-me à tua resposta nem "tens tempo,(...)sinceramente"). Um Post nem sempre é uma bomba e quando é tem cheiro (emocionalmente falando) e sente-se (tem impacto)! Se não tiver cheiro nem impacto não é uma Bomba.

Quanto à mesa de ping pong escuso-me a tecer comentários a não ser dizer que penso ter sido uma saida infeliz qualificá-la de disparate (é importante contextualizarmos as coisas).

Achei interessante que partilhasses no Blog a tua vida conjugal, no fundo acabaste por dar a ti proprio um pouco do teu proprio remédio, que andavas a prescrever aos outros (a mim).

Percebo que mantenhas a tua posição (coerencia e/ou teimosia?) de que o meu Post é um desabafo e poderia falar de mais coisas, mas há algum Post que seja compeleto, ao qual não se possa acrescentar mais nada?!?

Quanto a adiantar mais pensamentos na 1ª resposta que te dei, claro que sim! Tiveram por objectivo dizer-te que existem separações que não são dámáticas em que os riscos são altamente minimizados. Disse-te até que para além da minha conhecia várias.

A tua frase: "viver assim não sei...
podia ser o início dum best-seller..." :)
prefiro não comentar, até porque a ironia por vezes mais não é do que uma forma de mascarar outras caracteristicas de personalidade. Penso que é importante estarmos atentos às transferências. Se algo se passou comigo na minha vida e eu experimentei isso de determinada forma, não significa que outra pessoa que passe por um processo semelhante (mas não igual) tenha de viver e sentir o mesmo.

"Last, but not least", a tua frase final de teres gostado das nossas reacções, e que até continuavas neste "bate-papo" mas não tens tempo, sinceramente, essa sim precisava de ser reformulada.

Abraço

LADY-BIRD, ANTITABÁGIKA, FÃ DO JOMI LOL E JÁ AGORA DOS NOSSOS AMIGOS ANTI-TECNOLOGIAS: MARCHANTE (se não existissem tinham que ser inventados) disse...

Quanto a mim estou esclarecida Sr Gonzoc.Nada mais tenho a
dizer-lhe, a não ser que a blogosfera não é para quem quer é para quem pode, dado que uma boa parte de nós dispende algumas horas neste mundo... mas depois torna-se gratificante quando "conhecemos" pessoas que se tornam nossas amigas (sem nunca nos terem posto a vista em cima)e que nos apoiam sem segundas intenções, como me tem acontecido. Iria verificar que o tempo que aqui estivesse não seria perdido, mas muito bem ganho.

os meus cumprimentos

Unknown disse...

Ladybird, DNA,

reportando-me aos vossos últimos comentários: DNA - não estás a ler correctamente o que escrevo o que torna complicado passar a mensagem. reafirmo - Não tenho muito tempo para, por aqui, conversarmos, mas gostava. Sinceramente." Lê, por favor, com todos as vírgulas e pontos...

LadyBird - obrigado pelas amáveis palavras. Vamos conversando por aí (já o faço há muitos anos); estou plenamente de acordo consigo (e faça o favor de deixar cair o formalismo do "senhor"...)

Deste que vos estima e se assina
G;)

PS: DNA: muito antes de teres avisado (em FILIPADOS) acerca da respotagem da ÚNICA que estou para conversar contigo...

abraços e beijos