28 de março de 2009

Today, History was made ...


Se dúvidas existiam quanto à capacidade de Frederico Gil se impôr entre os melhores do mundo, todas elas se dissiparam com a superior demonstração de qualidade dada hoje na segunda ronda do Sony Ericsson Open frente ao nº27 mundial Ivo Karlovic. O nº1 nacional e 74º da hierarquia ATP, conseguiu um sonante resultado ao vencer por um duplo 6-4 aquele que é considerado o 'rei dos ases' do circuito (em 11 encontros em 2009 conseguiu 165 ases) e cuja última derrota tinha sido diante de Roger Federer.

O encontro começou muito equilibrado, com Gil a revelar a consistência e segurança que lhe são habituais. O tenista nacional conseguiu o tão desejado break muito cedo mas acabou por se deixar empatar com um jogo em branco, quando até aí tinha perdido apenas 1 ponto no seu serviço. Apesar do percalço, Gil não se desconcentrou e continuou a pressionar o poderoso saque do rival, estratégia que viria novamente a dar frutos quando a 4-3 o português conseguiu nova quebra. Em grande estilo, Gil fechou o primeiro set com ás no segundo serviço (o primeiro e único do encontro).

No segundo parcial, Frederico começou novamente melhor e dispôs de 5 break-points para se adiantar no marcador, todos salvos com a ajuda do serviço do rival. A partir daí, Karlovic estabilizou o seu jogo enquanto que Gil foi salvando com muita determinação todas as oportunidades do croata conseguir a quebra. Com 3-4, o português fechou o seu jogo de serviço em branco e partiu para o pressing final, logrando alcançar novamente o break. Com oportunidade de fechar o encontro, Gil não tremeu e pôde celebrar ao segundo match-point a primeira vitória de um português na segunda ronda de um dos torneios mais importantes do mundo.

Este é um resultado histórico para o ténis nacional e a oportunidade do português marcar um provável encontro com o nº1 mundial Rafael Nadal que deverá acontecer na segunda-feira. Gil soma 57 pontos para o ranking ATP que o deverão colocar bem dentro do top-60 mundial, metas que pareciam quase utópicas no início deste ano e que são reveladoras da qualidade do trabalho de Frederico Gil, Cunha e Silva e toda a sua equipa técnica ao longo destes anos. Indubitavelmente, um dos momentos mais altos do ténis luso em toda a sua história!

O bolamarela endereça ao Frederico e a toda a sua equipa os nossos mais sinceros e orgulhosos parabéns!Boa sorte!

Autora Marta Talhão,extraido do Blog Bola Amarela (http://www.bolamarela.com/).

Sem comentários: