27 de outubro de 2008

PEDIDO DE AJUDA PARA EXPERIENCIA FELLINIANA




Esta mensagem acabou de ser enviada para Rui Barata administrador do Blog "O Ténis em Portugal":



Boa Noite Rui,

Ainda não tive o prazer de o conhecer mas desde já agradeço o que tem feito em prol da modalidade.
Sigo o seu Blog com muito interesse. Notável. Não encontro outra expressão.

A razão pela qual escrevo estas linhas , e desde já tem a minha autorização para as publicar caso considere de interesse, é com objectivo de ser esclarecido enquanto Pai que tem conhecimento de outros Pais e Treinadores e mais importante Jogadores que gostariam igualmente de ser elucidados. Os acontecimentos que passo a descrever referem-se ao Torneio de sub12 da Prova Masculina do Torneio indicado abaixo.

Está a decorrer ou decorreu, confesso que não sei qual o tempo verbal que devo utilizar, o 1º Torneio do 2º circuito "El Corte Inglês" no Clube VII em Lisboa.
O Torneio começou Sábado dia 25 e realizaram~se, grosso modo 2 jogos para cada jogador na fase de grupos. Isto significa que se o Torneio tivesse acabado Domingo, os dois jogadores que fosem à Final teriam de fazer 5 Jogos nesse dia...desde logo surgiram diversos comentários acerca desta questão. "Mas porque é que não se adianta já a primeira ronda do Quadro Principal (QP32) comentavam muitos Pais e Treinadores e jogadores...? Esta digo eu, foi a 1ª surpresa. A 2ª foi o facto de aquando do sorteio para o QP todos estarem à espera de ver os 4 Cabeças de série encontrarem-se nas Meias Finais. Na parte de Baixo do Quadro isso acontecia (entre o 2º e o 4º), em cima o 1º e o 3º encontravam-se na 2ª ronda (Oitavos) e não na 4ª ronda (Meia Final)?!?!? Quando vários Pais se insurgiram, ordeira e educadamente, o Jovem Juiz Arbitro refere que deviamos fazer queixa para a FPT porque ele sabia que "isso" estava Mal mas era o programa que a FPT lhe dera... Não fosse o civismo dos presentes penso que a risada teria sido geral, e ainda acrescenta que como no comité de arbitragem não havia quorum, o melhor era falar com o Arbitro Jorge Cardoso (por quem eu pessoalmente nutro muita estima). As perguntas seguintes eram obvias: " se sabe que está a fazer isto mal porque não faz manualmente e não incorre assim num erro dum programa de software? de que serve então os miudos terem rankings e haverem cabeças de série? assim sendo preferia ter ficado em segundo lugar do grupo, etc, etc etc. Já se dizia que o Informático que tinha feito esta folha de calculo (o referido software) se recusava a dar os códigos para que aquilo pudesse ser corrigido?!?!?! E assim acabou Sabado...

No Domingo os 4 jogadores que atingiram as meias finais tinham já 3 jogos nas pernas iam portanto fazer o 4º jogo. Confesso que questionei se o meu filho deveria fazer o jogo ou não ao que me respondeu que se sentia preparado. Pensei comigo que caso o resultado lhe permitisse, não faria decididamente a Final (quer quisesse ou não, estas são as vantagens de ter um Pai que percebe de Ténis, que já competiu, que tem a carteira de Treinador, e que acima de tudo o que referi antes, gosta do seu filho e tem noção dos seus limites). Enquanto as Meias Finais se desenrolavam, a ideia de todos os Familiares dos semi finalistas era unanime. Quem fosse à Final combinaria com o Parceiro, Clube e Juiz Arbitro data para a final porque era impensavel fazer o 5º jogo naquele dia. Quando a meia final do meu filho acaba sendo este apurado para a Final, o Juiz Arbitro começa a dizer-me que seria melhor acabar tudo hoje ao que respondo; dado que os outros dois jogadores: um é de Lisboa e o outro treina com o meu filho na Parede, quer ganhe um ou outro as Familias já se mostraram disponiveis para durante a semana vir aqui ao Clube ao fim da Tarde fazer a final. Já recuperados e sem "4 jogos nas pernas". Disse que isso não era possivel porque ninguem lhe pagava para vir aquele clube durante a semana (inacreditavel!?!). Disse-lhe então que isso era algo com que não tinhamos a ver e que seria melhor fazer assim uma vez que depois poder-se-ia entrar em conflito com outros Torneios do próximo fim de semana, ao que me respondeu (erradamente) que o Torneio dele tinha prioridade sobre os outros que surgissem depois. Expliquei-lhe então que assim não era, uma vez que o dele saia do calendário (embora tivesse 7 dias para o terminar) e que os outros entravam no Calendario e por isso teriam preferencia. Eis quando senão, o Jovem Juiz e o Director da Prova, foi assim pelo menos que se intitulou, eu pensava que era o Treinador Paulo Travassos, que compreensivelmente não estava presente porque tinha compromissos no estrangeiro (não estou a ser ironico), ambos dizem à laia de negociata e se se acabasse o Torneio hoje? manda-se para a federação os nomes dos dois finalistas e dividem-se os pontos? Insurgi-me contra essa medida e disse até que para além de não saber que isso era possivel (acompanho Torneios há já alguns anos e nunca tinha visto tal coisa). Ao que me responderam ambos (Jovem Juiz e Jovem Director da Prova) "mas eu já". Disse ainda o jovem Juiz que se não queriamos dividir os pontos, mais valia os miudos jogarem a Final e alegava que não estava apenas um cansado mas ambos. Insurgi-me novamente e referi que considerava este tipo de atitude ("bora lá despachar esta m...a, que eu quero é ganhar o meu para estar aqui como J Arbitro e ir jantar") altamente anti pedagógica. Então ou negociamos isto e não há vencedor, ou então tem que se esfalfar todos e jogar 5 jogos no mesmo dia e correr os riscos inerentes!?! e o risco de sofrer uma lesão, ter problemas causados por excesso de esforço (cardiaco ou de outra natureza...). MAS ESTÁ TUDO DOIDO OU QUÊ? Andamos a organizar torneios para fazermos isto a despachar que eu tenho de ir jantar? dividimos os pontos entre os dois ultimos como se tivessemos espoliado alguém e quando os outros partem na calada da noite dividimos o que resta? recorremos a folhas de texto que não tem em consideração quem ganha grupos, e os rankings que resultam dos ultimos 6 meses de competição?


Finalmente abandonámos o Clube sem sabermos se vai haver final ou não, nem quando será. Espero que para bem de todos envolvidos, a Final tenha lugar, e não caiamos em facilitismos. Quero acreditar que nenhuma das pessoas envolvidas nesta historia "felliniana" seja ou esteja mal intencionada, mas apesar de estarmos numa competição que é amadora deveremos tentar, todos nós sermos, sérios e profissionais.

Vou enviar cópia desta mensagem para:


- FPT
- Juiz Arbitro Jorge Cardoso (que muito prezo)
- Juiz Arbitro Luis Flores Marques (que muito prezo)
- Juiz Arbitro D. Flores Marques (Juiz Arbitro da Prova em questão)
- Clube VII na pessoa do seu Director Técnico; o Treinador Paulo Travassos (que não conheço pessoalmente mas de quem tenho as melhores referencias)
- Treinador Tiago Bartolo (que se auto nomeou Director da Prova)


Com os melhores cumprimentos,


Duarte Nunes de Almeida

Sem comentários: